Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Projeto 3 Rs "Seja consciente e dê ao Planeta Terra um Presente"


A questão ambiental se torna cada vez mais urgente para sociedade, pois o futuro da humanidade depende do equilíbrio do meio ambiente. Com crescimento populacional, a quantidade de lixo e poluição tem aumentado, causando grande impacto ao ambiente. Diante disso temos a finalidade de ajudar na conscientização da comunidade escolar buscando desenvolver no aluno o hábito de separar o lixo na escola e em casa, mostrando formas de redução no consumo de água e energia elétrica, aprendendo a reutilizar materiais que seriam jogados no lixo, explicitando que a possível solução desse problema aparece representada na figura vocabular de três verbos: reduzir, reutilizar e reciclar. Juntos são nossos aliados no combate ao lixo e à poluição.

















Visita ao evento Pinda + 20



Curso de artesanato com pet   
 
    Flores que a escola etá confeccionando

Oficina para os Professores


Oficina para os Pais






segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Aulas de Informática Educacional

Montagem de slides com música (PowerPoint)
5º ano D / alunas Kamilla e Isabella





Quadrinhos com os personagens do folclore (Word)
4º ano E / alunas  Maria Júlia e Kamilly

Releitura do filme "Juro que vi  O Saci" (Paint)
2º ano B / alunos Kauan e Victor












quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A origem do Nome Mantiqueira

Serra da Mantiqueira

    Mantiqueira é uma palavra de origem tupi-guarani que significa a Serra que Chora.
   Conta a lenda que há muitos anos atrás vivia no local uma tribo de índios Guaranis. Dentre eles havia uma linda índia pela qual todos os guerreiros da tribo eram apaixonados, dado a sua beleza.
   Mas ela não se interessava por nenhum deles, sua paixão era o Sol. Passava os dias a admirá-lo e quando ele se punha no horizonte ela se entristecia, mas logo ia dormir e ansiosamente aguardava o alvorecer para novamente ver o seu amado.
   Um dia o Sol notou a bela índia e por ela se encantou. Passava então mais lentamente sobre a terra em que viviam os índios e passou a nascer mais cedo e a se pôr mais tarde, tudo para ficar mais tempo admirando a amada. Tal era o encantamento do Sol, que ele começou a passar mais perto da terra, sem se aperceber que seu calor estava secando os rios, queimando as pastagens e incendiando as florestas.
   A paixão do Sol pela índia despertou os ciúmes da Lua, que também era apaixonada pelo Sol. Foi então reclamar a Tupã, o ser supremo dos índios.
   - Como pode o astro rei apaixonar-se por uma simples índia, uma simples mortal, perguntava a inconformada Lua a Tupã, que após insistentes apelos da Lua, veio a terra verificar o que acontecia.
   Ao perceber o tamanho da tragédia que se aproximava em breve, ordenou imediatamente ao Sol que voltasse à sua rotina normal e para assegurar que isso nunca mais aconteceria, ergueu a maior montanha que havia e dentro dela aprisionou a bela índia.
   A índia inconformada passou a chorar copiosamente e tanto, que suas lágrimas passaram a verter pela montanha e formaram nascentes que até hoje abastecem os rios e córregos da região. Foi assim que surgiu o Ribeirão Grande, Tetequera, Pedrinhas e outros que nascem na Serra da Mantiqueira, a Serra que Chora. 


Atividades referentes ao passeio a Fazenda









Vídeos do projeto



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Passeio Pedagógico a Fazenda Mantiqueira

Dentro da sequência do Projeto tínhamos uma visita a Fazenda Mantiqueira, situada nos fundos do bairro, para oportunizar aos alunos a vivência no campo e traçar um paralelo entre zona rural e urbana, além de conhecer parte do que restou do loteamento da Fazenda Santa Terezinha, que deu origem ao bairro onde moram.
Hoje 5 de setembro fomos recebidos na fazenda pelos familiares do Patrono de nossa escola, Sr. João Bosco, sua esposa Sra. Fátima e sua filha Laís.
Os alunos ouviram a história da fazenda, viram a ordenha, alimentaram os bezerros, plantaram árvores para recomposição da mata ciliar do rio Barranco Alto, conheceram um pouco do dia a dia do campo e terminamos com um belo café oferecido pela Comevap - COOPERATIVA LATICÍNIOS MÉDIO VALE PARAÍBA.

Elisa, Sra. Fátima, Sr. João Bosco, Laís, professoras Ana Paula
e Elciane
 




                                                       











Apresentação dos trabalhos a comunidade


Comunidade chegando para apresentação

Familiares do Patrono

Inicio das apresentações
Alunos em ação
Exposição dos trabalhos
Exposição dos trabalhos
Exposição dos trabalhos

Premiação do desenho da camiseta
Aluno Luis Guilherme Freitas de Oliveira 2º ano A

Depoimento do filho do Patrono
Sr. João Bosco

Fala do Prefeito para a comunidade

Descerramento da placa
Foto do Patrono
Prefeito João Ribeiro, a Primeira Dama Maria Angélica
e o aluno Caio Lacorte

Encerrando o evento com alegria